CANADAPRESS

domingo, outubro 29, 2006

Changes

Nossa, meus últimos posts tem sido só sobre trabalho... Bom isso, né?
Saí da Sony. Fiquei lá uma semana e meia, tempo suficiente para perceber que tinha comprado "gato por lebre" O que eu tava fazendo na semana passada, quando reclamei de ser estagiária, seria o que eu iria fazer pelos próximos 3 meses. Quem me conhece, sabe que eu ficaria louca no primeiro mês. Preciso usar o Tico e Teco, não sirvo para fazer trabalho automático, rotineiro. Gosto de pensar, inventar… Além disso, no final de tudo não me acrescentaria muito, a não ser um pouco mais de fluência (falada) no inglês, porque nem escrever eu ia.
Como eu tinha feito uma outra entrevista, para uma empresa que promove feiras, a situação estava ainda pior, afinal, eu pensava que estava lá trabalhando enquanto poderia estar me divertindo. Acabei ligando para essa empresa, e perguntei se eles continuavam me querendo. E não é que eles queriam?

Foi super legal, porque o cara (meu futuro chefe) que me entrevistou falou que adoraria mas que teria que ter a aprovação da chefe dele, e em seguida a ela (que estava em sick day) me ligou e me mandou um mail super fofo falando que adoraria me ter lá! Fiquei me sentindo um must, né? Agora acho que vai, rs!!!!!!!

Continuando com o tema trabalho, ainda não contei por aqui, mas há dois meses estou fazendo voluntário com a equipe da Sotaque Brasileiro, uma revista voltada para os brasileiros que moram aqui no Canadá. Sou a editora da Quinas, o filhote da Sotaque, feita especialmente para crianças. O objetivo principal da revista é mostrar um pouco do Brasil e da língua portuguesa para as criancas nascidas e criadas aqui no Canadá para que conheçam um pouco mais das suas raízes.

Aliás, vou deixar o convite aqui para quem quiser me ajudar nessa! Estamos precisando de colaboradores, tanto para a Quinas como para a Sotaque. Se tiver interesse, me mande um mail que podemos ver com o que pode ajudar. Além dos colaboradores para as matérias, estou procurando alguém que escreva histórias infantis e que faça ilustrações, diagramação para a Quinas. Conto com vocês!!!!!!!!!!!!!

sexta-feira, outubro 20, 2006

No trabalho....

Gente, trabalhar de estagiário é ...............!!!!!!!!!

Acreditam que na quarta eu fiquei fazendo arquivo, e ontem e hoje fiquei inserindo dados em uma planilha do excel?????? Ontem tava estressada pq achei que ia levar uns 5 dias para terminar, mas com a ajuda do Cleber, do Tico e do Teco, consegui arrumar uma fórmula que fez o serviço render e terminei hoje!!!! Daí, fui toda orgulhosa para a sala do chefe avisar que eu tinha terminado, ele me olhou e falou: eu já acabei por hoje! E não eram nem 17h!!!!!!! A minha supervisora já tinha ido antes das 16h30. Fala sério, né? Isso é tudo que eu pedi a Deus!!!! Trabalhar 8 horas e nem um minuto a mais... Será que vai continuar assim???? Para ficar melhor, só falta ganhar dinheiro!!!! Apesar disso, estou preocupada com os planos deles para mim (se é que existe algum). Até agora ninguém falou comigo sobre o que vou fazer, e só me deram o trabalho sujo... hehehe. O jeito é ter paciência que no final tudo dá certo. O importante é estar conhecendo gente nova, e ganhando a tal canadian experience.

O local de trabalho é bem gostoso... Estou na fábrica de cds e dvds, e por incrível que pareça, acho legal trabalhar em fábrica. É interessante ver como as coisas tão comuns ao nosso dia a dia são fabricadas, e como existe máquina para tudo!!!! Pena que ainda não fiz um tour, mas com certeza até sair de lá (o que eu espero que demore bastante tempo) saberei todos os processos que um CD passa até chegar em casa! Como quase toda fábrica, fica em um local meio isolado, mas de fácil acesso. Preciso de um metrô e um ônibus, e gasto em média 40 minutos para fazer o percurso. Devido a localização, não me resta outra opção a não ser o marmitão, coisa mais do que comum por aqui. Adivinha o que isso significa né? Fabi@kitchen - mas, até que nessa eu tenho me dado bem. Isso vai ser bom, assim paro de ficar comendo os mcshits da vida!!!!
O povo também é legal, tem todo tipo de gente, aqueles mais fechados e os mais acessíveis. O povo que fica mais próximo tem sido bem legal, pelo que tinha ouvido falar por aí (inclusive de canadians), está bem mais legal do que eu esperava.

Ah, ontem de manhã quando estava indo para o trabalho uma das portas de acesso ao prédio do metrô estava quebrada: o vidro estava estilhaçado e o metal também estava torto, como se alguém tivesse chutado, sei lá. Como o vento é muito forte nas entradas do metrô, vira e mexe vc encontra uma porta quebrada no meio do caminho. E não é que na volta do trabalho a tal porta já estava em pleno funcionamento, totalmente consertada???? Imaginem o que eu pensei na hora, né?????

terça-feira, outubro 17, 2006

Co-Op

No post anterior eu tinha falado que mais para frente explicaria o que é o Co-op. O co-op consiste em trabalhar (na grande maioria das vezes de graça) em alguma empresa por um período de aproximadamente 3 meses na sua área. Simples assim! Mas, porque trabalhar de graça por 3 meses? Para ganhar a tal experiência canadense. Como a maioria que está vindo para cá já deve ter ouvido falar, sem essa tal experiência as coisas para arrumar emprego ficam um pouco (bem) mais difíceis... Claro que essa não é a regra, e conhecemos muita gente que conseguiu emprego sem ter essa experiência. O Cleber é um desses exemplos - ele tinha alguns contatos e é da área de IT, que está em demanda por aqui.

Quando ainda estava me planejando para vir, já pensava fazer o co-op assim que chegasse, mas as coisas foram acontecendo de maneira diferente. Primeiro, a única escola que eu conhecia fica em Mississauga, e eu levaria quase 1h30 para chegar lá. Além disso, eles só tinham vaga para dali a dois meses. Logo em seguida, eu arrumei um trampo temporário, e achei que as empresas considerariam esse trampo como canadian experience, mas não levaram isso muito a sério nãoa, rs... Depois de 4 meses mandando currículos sem receber nenhuma resposta, comecei a achar que seria um desses casos e achei melhor agir de outra maneira - ainda que meio desanimada.

Em agosto, descobri que algumas escolas da Toronto District School Board, também ofereciam esse curso, e acabei optando por fazer na City Centre Adult Learning, que começou em setembro. Nessa escola o curso é dividido em 3 semanas de aula e 18 semanas de "estágio (placement)" - isso varia de escola para escola. As semanas de aula servem para te ensinar a fazer o curriculo, como se comportar em uma entrevista, etc. Nesses pontos, o curso que tinha feito antes (o Now Program) me ajudou muito mais do que esse. Aqui eles deixaram todo mundo meio "solto", acho que se nao tivesse feito o outro curso antes, estaria totalmente perdida.

Depois dessas 3 semanas, começa a "caça ao placement". No total, passei por 4 entrevistas em diferentes empresas. Três delas me aceitaram na hora, mas duas não tinham nada a ver com o que eu queria e sei fazer. Acabou que entre as duas que restaram, eu optei por fazer meu estágio na Sony :), na área de marketing, onde começo amanhã!!!! Agora é só fazer um bom trabalho e torcer para pintar uma oportunidade de ser efetivada!!!!!!!!!

quinta-feira, outubro 12, 2006

Ele chegou!!!!

Gente, o frio chegou! (embora eu acho que ainda vai ficar muito pior!!!!)

Hoje fui fazer uma entrevista para o co-op (em breve eu explico direitinho o que é isso), e claro que o lugar não era perto do metrô e nem tinha tunel link (eu já me conformei que vou conseguir um placement onde eu tenha que andar alguns vários metros a pé e no tempo). Resultado: Passei uma friaca daquelas, tive que andar uns 10 minutos com um vento daqueles que só tem aqui em TO. O problema principal não foi a roupa, que segurou bem, mas sim as mãos e o rosto, que quase congelaram. Jurei nunca mais sair sem meu par de luvas!
Se parasse por ai, tudo bem. O problema foi que a hora que eu sai da empresa, estava um vento muuuuuuuito mais forte, e o chão estava molhado com pingos... Logo pensei: "é bom eu correr, pq vai cair chuva forte"!!! Junto com o vento, tinham uns negocinhos voando, que eu pensei ser aquelas florzinhas, sabe? Até que eu reparei direito que quando elas caiam no chão, viravam água!!!!! Procurei o nome desse tipo de chuva, mas não achei... Acho que é qualquer coisa parecida com frozen rain. Quando cheguei em casa, fui ver qual era a temperatura: 4˚ mas com a sensação térmica de -2˚.
Falar que a temperatura está negativa dá a impressão de que está muito frio, pelo menos para mim. Apesar de todo o vento, eu não senti todo esse frio não - como falei lá em cima, minha roupa (blusa, blusa de lã e jaqueta) aguentou bem. É engraçado como ao mesmo tempo já peguei temperaturas em torno de 10˚ que me deixaram com muito mais sensação de frio do que hoje.
Enquanto escrevia esse post, o tempo já abriu e fechou duas vezes. Já garoou mais forte, e caiu um pouco de frozen tambem... E olha que ainda estamos no comecinho do outono... Os dias já começaram a ficar mais curtos. Esses dias quando acordamos as 7h, o dia ainda está começando a clarear, e às 19h já está escuro... Eu não quero nem pensar no que vem por aí...

PS: O Cleber acabou de me falar que em downtown tb estão caindo os tais floquinhos...

terça-feira, outubro 10, 2006

Thanksgiving

Esse fim de semana tivemos o feriado de Thanksgiving - Dia de Acao de Gracas. Na semana passada, na aula de frances, perguntei para alguns "nativos" qual era exatamente o significado da data. Acredita que eles nao souberam me responder muito bem? No final, a explicacao foi mais ou menos a que eu ja conhecia: a intencao e dar gracas pela colheita e por tudo que receberam durante o ano.

Para comemorar o nosso primeiro Thanksgiving, fizemos um potluck (nome dado para aquelas festas que cada um leva um prato) com os amigos brasileiros (Luly & Wan, Ana Celia & Alessandro, Familia 3M, Luci &Rogerio, Lucia & Sergio, Dani & Rafa, Paula & Mauricio). Cada um trouxe alguma coisa e ficamos a tarde toda em casa comendo (ninguem se arriscou a fazer o tradicional peru, mas tivemos varias outras delicias)!!!! Foi muito gostoso receber a galera em casa, e passar uma tarde muito divertida e animada, conversando com os amigos! Conhecemos pessoas novas e tambem descobrimos um pouquinho mais sobre os que ja conheciamos.

Uma coisa bem legal sobre os feriados aqui e que eles sempre caem na segunda - dizem tambem pode cair na sexta, mas ate agora eu nao vi nenhum. Nao importa se oficialmente o dia do feriado e no sabado, ele sera "comemorado" na segunda. Ou seja, a gente nunca perde o feriado. Em compensacao, se cai na terca, tb vai para a segunda, mas o povo geralmente sai do trabalho mais cedo na sexta para poder viajar. Bom ne?

domingo, outubro 01, 2006

Skydome - Rogers Centre

Ontem fomos assistir mais um jogo do Argonautas, desta vez patrocinado pela empresa onde o Cleber trabalha. Ficamos no campo, em um camarote fechado para a empresa. Dessa vez, pude assistir de um lugar bem melhor do que no último jogo, que ficamos no anel mais alto do Rogers Centre (sim, gostamos de lugares altos, hahahaha), mas mesmo conseguindo ver tudo de perto e entendendo as regras, o jogo não me agradou: um bando de marmanjos se agarrando e pulando um em cima do outro. Não vi muito sentido... hehehe. Prefiro o baseball, que apesar de ser mais parado, achei mais interessante. Ainda não tive a oportunidade de assistir um de Hóquey para comparar, mas dizem que é o mais legal. Vamos ver.
No Brasil, nunca tinha ido em um estádio. Nos meus últimos meses por lá, o Cleber bem que tentou, mas não conseguimos ir em um jogo que fosse relativamente "seguro", sem brigas de torcida. Quando fui no meu primeiro jogo aqui, essa foi uma das coisas que mais me chamaram atenção: as torcidas aqui ficam misturadas!!! Eu estava torcendo para o Blue Jays, e a mina do meu lado para o Yankees, e os dois grupos brincando um com o outro. Na saída, todo mundo no mesmo metrô, sem depravação, xingação ou qualquer outra coisa parecida. Uma coisa que achamos muito legal no Football é que o juiz tem acesso a uma televisão, onde ele pode conferir o lance antes de dar o veredicto final! Pelo menos aqui ninguém pode xingar o juiz de ladrão!!!!
Tanto o baseball quanto o Football são jogos que duram em torno de 3 horas (o baseball não tem tempo definido e no football o tempo pára toda hora!) Para entreter a torcida durante esse tempo todo tem telão, cheerleaders, músicas, distribuição de brindes, animadores no meio da platéia, enfim... O estádio é super high tech, tem um telão enorme onde você consegue assistir todos os principais lances. Nos corredores, vááárias opções para a hora da boquinha: pizza, hot dog, batata frita, pipoca, lanches, e também para comprar a camiseta, o boné, e todo tipo de tranqueira que possa imaginar do time que está jogando (Blue Jays - Baseball ou Argonauts - Football). Ou seja, mesmo não gostando do jogo, vale a pena ir para conhecer tudo isso!

PS I: Quando eu cheguei aqui, ainda não sabia que tinham mudado o nome do Skydome para Rogers Centre. Não gostei da idéia, logo vai ficar igual o antigo Palace em São Paulo, que cada dia tem o nome de um patrocinador diferente, e eu sempre tinha que ficar pensando se era uma nova casa de show :(. O pior é que você acostuma, e agora eu até esqueço do Skydome.

PS II: Aproveitamos o domingo de solzinho para ir dar um pulo na região do Kensington Market, e adivinha o que achamos por lá: PASTEL DE QUEIJO!!!!!!!! Sim, pastel de queijo... Só não era tão bom porque não era frito na hora e o queijo não é puxa puxa como no Brasil, mas engana bem. O lugar chama Jumbo Empanadas, muito bom. Lá eles vendem as empanadas chilenas, muito boas, e tem essa que eles chamam de empanadas de queijo. Vale a pena conferir.