CANADAPRESS

terça-feira, outubro 17, 2006

Co-Op

No post anterior eu tinha falado que mais para frente explicaria o que é o Co-op. O co-op consiste em trabalhar (na grande maioria das vezes de graça) em alguma empresa por um período de aproximadamente 3 meses na sua área. Simples assim! Mas, porque trabalhar de graça por 3 meses? Para ganhar a tal experiência canadense. Como a maioria que está vindo para cá já deve ter ouvido falar, sem essa tal experiência as coisas para arrumar emprego ficam um pouco (bem) mais difíceis... Claro que essa não é a regra, e conhecemos muita gente que conseguiu emprego sem ter essa experiência. O Cleber é um desses exemplos - ele tinha alguns contatos e é da área de IT, que está em demanda por aqui.

Quando ainda estava me planejando para vir, já pensava fazer o co-op assim que chegasse, mas as coisas foram acontecendo de maneira diferente. Primeiro, a única escola que eu conhecia fica em Mississauga, e eu levaria quase 1h30 para chegar lá. Além disso, eles só tinham vaga para dali a dois meses. Logo em seguida, eu arrumei um trampo temporário, e achei que as empresas considerariam esse trampo como canadian experience, mas não levaram isso muito a sério nãoa, rs... Depois de 4 meses mandando currículos sem receber nenhuma resposta, comecei a achar que seria um desses casos e achei melhor agir de outra maneira - ainda que meio desanimada.

Em agosto, descobri que algumas escolas da Toronto District School Board, também ofereciam esse curso, e acabei optando por fazer na City Centre Adult Learning, que começou em setembro. Nessa escola o curso é dividido em 3 semanas de aula e 18 semanas de "estágio (placement)" - isso varia de escola para escola. As semanas de aula servem para te ensinar a fazer o curriculo, como se comportar em uma entrevista, etc. Nesses pontos, o curso que tinha feito antes (o Now Program) me ajudou muito mais do que esse. Aqui eles deixaram todo mundo meio "solto", acho que se nao tivesse feito o outro curso antes, estaria totalmente perdida.

Depois dessas 3 semanas, começa a "caça ao placement". No total, passei por 4 entrevistas em diferentes empresas. Três delas me aceitaram na hora, mas duas não tinham nada a ver com o que eu queria e sei fazer. Acabou que entre as duas que restaram, eu optei por fazer meu estágio na Sony :), na área de marketing, onde começo amanhã!!!! Agora é só fazer um bom trabalho e torcer para pintar uma oportunidade de ser efetivada!!!!!!!!!

8 Comentários:

  • MUITÍSSIMA BONÍSSIMA SOOOORTEEEE!!!
    Amiga, se Deus quiser dessa vez vc emplaca! Já tô cruzando os dedos, fazendo figa, colocando uma arruda atrás da orelha...
    Brincadeiras a parte, tô torcendo muito por você!!!
    Beijão, Mê.

    Por Anonymous Anônimo, Às 17/10/06 18:59  

  • Fabi,

    Bonne chance!!!!

    Vamos mentalizar boas coisas hoje, estamos torcendo por vocês...

    bjos

    Roberta e Heitor

    Por Anonymous Anônimo, Às 17/10/06 19:48  

  • Oi Fabi! Boa sorte no novo job amanha! A proposito, vc é dessa area de marketing? Queria tirar uma duvidazinha com vc, será q é possivel?
    Beijos
    Manu

    Por Anonymous Anônimo, Às 17/10/06 19:53  

  • EEEEEEEEEEEEEE!!!!
    Viva nóis!!!
    E o nosso contrato oficial já está no forno, né?!
    Boa sorte no seu primeiro dia!

    Bjos

    Por Anonymous Anônimo, Às 17/10/06 20:41  

  • Oi Fabi
    Estamos muito felizes por vc!
    Muita sorte amanhã, tudo vai dar certo!
    Parabéns

    Por Anonymous Anônimo, Às 17/10/06 23:36  

  • Boa sorte no trabalho, Fabi! :)

    Bjs,
    Ana

    Por Blogger Ana Celia, Às 18/10/06 07:28  

  • IUPPIIIII!!!! Muita, muita sorte e sucesso na nova etapa! Concordo com vc sobre a ordem dos cursos. Comecei o NOW esta semana e estou AMANDO, sem ele realmente não dá para estar pronto para os empregadores Canadenses, não importa o seu grau de experiência no Brasil.
    bjs

    Por Anonymous Anônimo, Às 18/10/06 23:35  

  • Olá Fabi, boa sorte e muito, mas muito sucesso!!! Abraços a você e ao Cléber!!!

    Erasmo

    Por Blogger Erasmo, Às 20/10/06 11:52  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial