CANADAPRESS

sábado, maio 12, 2007

Confie em Deus mas tranque seu carro (embora eles nao facam isso aqui)

Todo mundo fala que em Toronto é muito mais seguro do que Sampa, que as coisas por aqui são mais tranquilas, etc e tal... E não é que é verdade? rs.
Isso é uma das coisas que mais nos faz pensar em não voltar para o Brasil. Apesar de que eu ainda fico com medo em lugares mais desertos, como na segunda que tivemos que ficar um bom tempo esperando o busão em um local um tanto quanto "sinistro". Fiqueio tempo todo como em São Paulo, olhando para todos os cantos, nervosa, xingando que o ônibus estava demorando.

Mas, andando todos os dias pelas ruas de Toronto, podemos ver o quanto o povo está preocupado com isso:
Se você anda todo dia de metro, você com certeza vai ver: mais da metade das pessoas usando MP3 player. Desses, outros 50% vão estar usando, além do MP3, um Blackberry, um celular última geração ou o Playstation Portátil. Uma meia dúzia vai estar adiantando o trabalho no notebook. Isso sem contar as máquinas fotográficas, sacolas de shopping, bolsas abertas, entre outras coisas que me fazem a minha cabeça de paulista pensar: esse cara não tem noção do perigo. Mas, a cena mais mais foi no sábado, um dia de sol, na calçada do condomínio: três moleques (crianças mesmo, uns 10, 11 anos) com suas bicicletas E celulares brincando sozinhos, sem nenhum adulto parado olhando. E não pense que isso é coisa que você vê de vez em quando não, todo dia que chego do trabalho tem pelo menos um... Fala sério, isso é que é infância. Outra coisa "priceless" é voltar da escola, do cinema, a pé ou de metro, meia noite, uma hora...

Claro que não podemos dizer que aqui é 100% seguro. Existem roubos, brigas de gangue, assassinatos, sequestros, mas a proporção é infíma comparada com o que via no dia a dia. Por exemplo, não espere deixar sua bike estacionada sem cadeado e encontrá-la quando voltar. Toronto tem um dos maiores índices de roubos de bicicletas do Canadá. Mas, se tiver um pouco de bom senso, você estará seguro.

PS: Não pense que eu fico super feliz de escrever essas coisas, porque eu não fico. Acho legal escrever porque algumas cenas, para quem morou a vida toda em São Paulo são surreais. Mas, infelizmente não tem como não lembrar que a gente pode fazer isso, mas sabemos que as pessoas que estão ai no Brasil - as que tem a maior importância na nossa vida e as que nem conhecemos - não podem.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial