CANADAPRESS

segunda-feira, abril 30, 2007

A vida voltou ao normal

Ontem fez um ano que eu cheguei em terras canadenses. E o que eu sinto depois de um ano? Que “a vida voltou ao normal”. E acho que a vida voltar ao normal é o curso natural de quem chega aqui. O primeiro ano é muito turbulento, cheio de novidades: procura apartamento, aprende a língua, procura emprego, conhece a cidade, tira documentos, enfim, tudo o que você viveu em sei lá quantos anos você tem que fazer em dias, em meses. É uma loucura total, a luta diária para dar certo, afinal, esse é o grande objetivo: se estabelecer, se sentir confortável.

Depois de um ano, essa loucura acaba. Volta a loucura da rotina: de cuidar de casa, de trabalhar duro (mas nem tanto), de pegar o busão e fazer o mesmo caminho todo dia, de ir em um lugar que não é mais desconhecido, de saber onde ir para conseguir o que quer. Depois de um ano, você já sabe como enfrentar a saudade de casa, dos amigos, mesmo porque você já tem uma nova casa, e novos amigos. Você sabe que o inverno não vai te matar nem fazer você pegar as malas e voltar para o Brasil (embora vontade não falte) porque você sabe que não vai ser assim o ano inteiro, e que a beleza de ter quatro estações definidas, e fazer coisas diferentes em cada uma delas é muito legal.

Acho que sentir que a vida voltou ao normal é saber que dei certo. Que estou conseguindo o que queria quando decidi deixar tudo para trás e vir atrás do desconhecido, do novo, tentar uma vida melhor, com mais qualidade, mais oportunidade. Mas, saber que a vida voltou ao normal é também saber que ainda tem muita coisa pela frente, e que vale a pena pagar para ver.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial