CANADAPRESS

segunda-feira, março 19, 2007

365 Dias na Terra Gelada

Ola pessoal, tudo bem?

Ja tem um tempinho que eu nao apareco por aqui, mas nao poderia deixar essa data passar em branco.. e que ha 365 dias, por volta das 8 da manha, um domingo "frio"(2 graus), eu passava pelos portoes e adentrava no Canada como um Landed Immigrant, ou Permanent Resident.
Tudo era novo.... desde a "enorme" Yonge Street ate o frio e as novas caras por aqui.

Desde entao muita coisa aconteceu, muita coisa mudou... a Fabi chegou, eu comecei a trabalhar, ela tambem comecou a trabalhar, conhecemos muitos lugares novos, acampamos, esquiamos, andamos de bike, enfim.... Tentamos curtir ao maximo o primeiro ano de Canada com todas as suas emocoes, incertezas e mudancas.

O balanco que faco desse primeiro ano e que esta valendo muito a pena. Esta valendo a pena porque estou numa nova cultura, aprendendo ingles, vivendo numa sociedade diferente,mais organizada e menos festeira, enfim... muitas, muitas coisas que so quem vive e capaz de entender.

Outro ponto extremamente positivo sao as novas amizades que surgiram por aqui, bem como as velhas que se solidificaram.... posso te dizer que sem pessoas ao seu lado, a trajetoria sera muito mais ardua.

O que dizer de 365 dias de novidades? Obrigado. Muito obrigado, primeiramente a Deus que ma proporcionou chegar ate aqui, e me abencoou dia apos dia nessa nova terra; a Fabi, meu amorzao, sem a qual nada disso faria sentido; a minha familia que, mesmo distante, esta sempre presente em meus pensamentos e em meu coracao; aos amigos mais proximos, aqueles com quem tive o prazer de compartilhar bons e maus momentos, e que me ajudaram desde o primeiro dia que cheguei aqui, cada um dando o seu pouquinho (e as vezes dando muito!!); e a todos aqueles que, de uma forma ou de outra, conversam comigo, torcem e mandam boas vibracoes que por vezes atravessam o oceano e chegam ate aqui!! Enfim, se voce esta lendo esse post, voce ja merece o meu muit obrigado por dedicar um pouco do seu tempo pra nos!

E e isso ai... que venham outros 365 dias de felicidade!!!

quarta-feira, março 14, 2007

Pipoca na panela....

Quando era aborrecente, queria por que queria um cachorro. Prometi passar de ano direto, não fazer bagunça, arrumar o quarto, mas não adiantou, minha mãe não deu o braço a torcer. Logo em seguida, meus pais compraram um sítio e eu e meu irmão começamos a nossa criação de cachorros – qual a dificuldade de criar cachorro? Nenhuma. Elas tinham espaço para correr, meu pai comprava comida e pagava os remédios, beleza. Era só deitar e rolar (literalmente).

O tempo passou e eu consegui a minha casa. E comecei a encher o saco do Cleber que queria um cachorro. Dessa vez, um pug (aquele mini buldogue que é tão feio que chega a ser fofo demais!). Conversamos e resolvemos esperar um pouco para resolver. Até que semana passada eu ganhei um! Na verdade, uma!! Emprestada.

Com a ida dos vizinhos ao Brasil, eu e o Cleber nos oferecemos para dog sitter a Pipoca. Para quem não conhece, a Pipo é uma schinauzer fofa de um ano e meio. Ela chegou em casa de mala e cuia na sexta retrasada. Só para começar, a Luly já avisou: sua casa vai virar uma bagunça! Não deu outra: caminha em um canto, brinquedos por toda a sala, e ela no meio do caminho. Sempre. Até ai tudo bem, eles são tão fofinhos, meigos, sempre fazendo festa para vc... Dá até vontade mesmo de ter um!

O problema todo é que o cachorro não sabe passear sozinho. Nem ir ao banheiro. Às vezes esquece que o banheiro fica depois da porta de saída... Não sabe pegar a sua comida (apesar de saber onde está) e também não gosta de ficar sozinho. A experiência foi ótima, adoramos ter a Pipo aqui. Só que descobrimos o trabalho que dá (isso porque nem descobrimos os custos). Por isso, já decidimos: continuaremos como “tios” - brinca, leva passear, ensina coisa errada, irrita, toma conta quando os pais querem dar uma volta, mas quando está cansado, devolve para a mãe. Né Pipo?

segunda-feira, março 05, 2007

Sale!!!

Seguindo inspiração do blog vizinho, vou falar sobre compras e economia também... No Brasil, já tinha me acostumado a ir uma vez a cada dois meses para a saudosa José Paulino, e não comprava quase nada no shopping. Na verdade, meus passeios no shopping era para saber o que eu ia comprar na Zepa. Logo que cheguei aqui e fiquei sabendo da Orfus, também fui dar uma olhadela e fiz bons negócios. Mas, o que eu adorei mesmo são as sales do shopping!!!!!!! Para explicar como elas funcionam, vou falar como funciona o mercado aqui.

Como já disse no post anterior, sobre os shows, o povo aqui é bem adiantadinho, então em Setembro, quando ainda é verão, as lojas já estão abarrotadas de casacos, cachecóis, gorros, luvas, e outras peças de inverno. Quando chega janeiro, que é quando o frio começa a pegar, você olha as vitrines e o que encontra? Biquínis, saias, tops, óculos de sol... e por ai vai... O que acontece é que quando vc realmente precisa das roupas, elas estão em SALE (liquidação), escondidas em algum canto, pois, teoricamente, fazem parte da coleção passada!!!!!!! E as sales por aqui chegam facilmente a 50%. No começo do outono, eu calculei que compraria dois casacos. Esperei um pouco e consegui comprar o primeiro por metade do preço. O segundo, por 1/3. Basta ter paciência e ficar de olho. Claro que também pode acontecer o contrário e você não achar AQUELE casaco que você estava paquerando, mas com certeza vai conseguir um bem legal.

E as sales não são só para as roupas, mas também com eletrônicos, comida, brinquedos, artigos sazonais - se puder, vale a pena esperar até o item entrar em promoção. Toda semana chega aqui no prédio uma sacolinha com folhetos das principais lojas e supermercados (que também estão disponíveis online), e eu sempre fico de olho para saber o que comprar (e economizar) na semana.

quinta-feira, março 01, 2007

Qualquer semelhança é mera coincidência

Previsão do tempo para quinta feira, 1 de março: neve e freezing rain (uma chuva/neve que congela e é considerada a mais perigosa de todas) no final da tarde.

Escritório ontem:

- Acho que eu vou trabalhar de casa amanhã, não vou sair para dirigir na neve.

Escritório hoje, 12h30:

- A nevasca já chegou em Hamilton (cidade há 40 min daqui).

13h30, começa a tempestade de neve por aqui. E neva, e neva, e neva.

- Acho que essa vai ser a pior tempestade do ano.

- Disseram que a freezing rain vai começar por volta das 17h, então acho que vou embora umas 16h30.

Lá fora o trânsito completamente parado era atração. . . Recebo um mail da vizinha: “Meu, o povo fica apavorado com esse negócio de tempo aqui... já tem um monte de gente indo embora, e a empresa meio de dispensa quem quiser ir às 3hs... Se fosse no Brasil o povo ia dormir na empresa, azar se na hora de sair não deu pra sair, né?”

– Ó vida, ó céus, ó azar, o que eu faço? Vou ficar parada no trânsito...

São 17h, eu tô tranquila, afinal, tenho que andar um quarteirão e pegar o metrô. O Cleber me liga avisando que está saindo do escritório. Saio por volta das 17:30, e ainda comento com uma colega que hoje aqui tá parecendo SP quando tinha enchente. Ando meu quarteirão, vou fazer algumas coisas, e por volta das 19h vou pegar o metrô.

- Por favor, tenham paciência, está nevando muito e alguns trens estão atrasados.

Como sempre, em menos de 30 minutos chego na porta de casa, quando toca o telefone. É o Cleber. Eu atendo e peço para abrir a porta.

- MAS EU AINDA NÃO CHEGUEI EM CASA!!!!!!! Consegui chegar no metrô agora, depois de esperar o busão por mais de 1h40...

Quem mandou não sair antes da tempestade?