CANADAPRESS

sexta-feira, agosto 18, 2006

A city within a park (A cidade dentro do parque)

Esse é um dos slogans da cidade de Toronto. E realmente é verdade, todo lugar tem um parque por perto: pode ser uma praça com brinquedos para crianças, um parque um pouco maior com um caminho pavimentado, ou outros grandes com lugares para piquenique, campo de futebol e tênis, trilhas, etc... Até os cemitérios aqui são parecidos com parques. O que fica atrás de casa tem laguinho com ponte de madeira e chafariz. E bem no final do cemitério tem uma trilha (trilha mesmo, de terra, mata fechada) que leva até um outro parque.

Nós e os vizinhos bicicleteiros estamos aproveitando o verão para conhecer vários desses parques. Temos um mapa que mostra Toronto inteira: ruas, trilhas, ciclovias, parques, etc, que foi especialmente customizado para quem vai andar de bicicleta. Escolhemos um caminho e lá vamos nós.
Dia desses saímos querendo pegar uma trilha, mas esquecemos de levar o mapa... Entramos em um caminho de pedra, no meio da mata, silêncio total, que acabava em um corrégo. Então começamos a nos dar conta que há 20 minutos atrás estavamos em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. Imaginem isso em São Paulo... Impossível!

Acho que o parque que ganha nesses termos é Toronto Island. Na verdade, como o próprio nome diz, é uma ilha. Fica há 15 minutos de balsa do centro da cidade, e como eu disse em algum post do passado, fomos lá fazer um picnic. A ilha toda nao deve ser muito maior do que o Parque do Ibirapuera, mas é incrivel como tem várias faces: Apesar de não ter comércio, exceto por alguns restaurantes, a ilha tem uma área completamente residencial, bem escondida... Casinhas pequenas, rodeada por árvores. Ficamos nos perguntando se as pessoas realmente moravam lá... Elas moram! O único meio de condução permitido lá é a bicicleta. Na parte central, algumas lanchonetes, praia (ou tentativa de), piscina pública para criançada, etc - essa parte é uma verdadeira muvuca no verão. Segundo a vizinha, um verdadeiro Ibirapuera!!!! Mas, é só andar um pouco mais para a frente, e encontramos um lugar sossegado para fazer o nosso piquenique (sim, farofada!!!). Depois do lanche, continuamos andando para a terceira parte da ilha, ainda mais tranquila: somente algumas pessoas andando a pé ou de bike. Depois de passear um bom tempo, tirar váááárias fotinhos, atravessamos a balsa e em menos de 15 minutos o cenário mudou: Estavamos de volta a correria da vida moderna!!!!

domingo, agosto 13, 2006

Que preguica!!!!!


Todos os domingos deveriam ser, obrigatoriamente, dias oficiais de preguiça, de não fazer nada. Ainda que eles sejam, a gente sempre inventa alguma coisinha para fazer. Como os planos para o domingão de sol foram por água abaixo por causa da preguiça, resolvemos sentar no sofá, assistir filme repetido e comer chocolate – quer coisa melhor????
Essa semana deveríamos ter ido conhecer as praias aqui de Toronto. Quem sabe na semana que vem... Semana passada fomos até Toronto Islands fazer o nosso picnic. Foi muito divertido, andamos a ilha inteira de bike – Toronto Islands fica em frente à CN Tower, há 10 minutos de balsa do centro da cidade. De lá temos uma das mais belas vistas da cidade (essa que vc esta vendo ai em cima).
Mas acho que o principal motivo da nossa preguiça hoje é porque finalmente terminamos de mobiliar a nossa casinha!!!!!!!!! Desde que chegamos, fomos comprando as coisas mais necessárias (e que são mais caras também) primeiro, e deixando para depois os itens que não eram tão necessários assim. Há umas duas semanas, finalmente, compramos a mesa de jantar, o rack para TV, etc... e na semana passada compramos também os murais e porta retratos - que já arrumamos com todas as fotos (principalmente dos amigos e família que ficaram pelo Brasil) – agora só falta colocar as fotos dos novos amigos (ainda estamos em falta com isso, mas já vamos resolver já já). E na sexta, compramos dois puffs - que são muito melhores do que as mesinhas de centro – e são feitos para colocar as pernas em cima!!!!!!!! (e ainda tem espaço dentro para colocar a bagunça!!!)
Enfim, as coisas estão entrando em ordem... Não foi fácil achar as coisas que queríamos, pelo preço que podíamos pagar, tivemos momentos de divergências, de estressar, mas, cada dia que acordamos e vemos a casa toda arrumadinha, mobiliada, etc... Não tem preço!!!!!

quinta-feira, agosto 03, 2006

É verão!!!!

Dizem as más línguas que aqui no Canada não faz calor… Bom, isso não e assim tão verdade. O calor aqui esta mais insuportável do que em Sampa (onde alías, pelo que eu fiquei sabendo não tem calor nenhum, hahahaha). Ontem a temperatura chegou a 36°, mas a sensação era de mais de 40° (por causa da umidade). Chegaram ate a pedir que o povo maneire um pouco na energia, pois corremos risco de um blecaute, pode???? Eles já tiveram um aqui, há dois anos aproximadamente. Em alguns lugares, durou mais de 2 dias. Espero que isso nao se repita (já imaginou ter que subir e descer 15 andares????)!!!!!
Hoje logo 9h30 da manhã o calor estava passando do insuportável… Imagina você no verão de São Paulo, trancado no carro, sem ar condicionado, as 3 horas da tarde… A mesma sensação! O pior é que são 8h e o sol ainda continua forte, e abafado! Mas, eu não reclamo não. Verão aqui é artigo raro, o dia fica longo e da para aproveitar muito mais!!!! Além disso, dia ensolarado e quente é muito mais gostoso do que um dia frio e cinzento.
Estamos aproveitando o verão para praticar esportes e conhecer lugares ao ar livre, como por exemplo, os vários parques que existem na cidade. O Cleber anda pedalando todos os dias, super esforçado. Eu, em compensação, prefiro ficar em casa curtindo meu ar condicionado, hahaha. De vez em quando acompanho ele nas pedaladas e também comecei a correr com um grupo.
Como esse findi tem feriado (OBA!!!) vamos aproveitar o calor e as bikes para ir fazer um picnic (nome americano para farofada) e ir conhecer uma ilha que tem aqui perto (é como se fosse um parque, Toronto vista de lá é linda) e também as praias… Depois eu conto como foi!