CANADAPRESS

sexta-feira, agosto 18, 2006

A city within a park (A cidade dentro do parque)

Esse é um dos slogans da cidade de Toronto. E realmente é verdade, todo lugar tem um parque por perto: pode ser uma praça com brinquedos para crianças, um parque um pouco maior com um caminho pavimentado, ou outros grandes com lugares para piquenique, campo de futebol e tênis, trilhas, etc... Até os cemitérios aqui são parecidos com parques. O que fica atrás de casa tem laguinho com ponte de madeira e chafariz. E bem no final do cemitério tem uma trilha (trilha mesmo, de terra, mata fechada) que leva até um outro parque.

Nós e os vizinhos bicicleteiros estamos aproveitando o verão para conhecer vários desses parques. Temos um mapa que mostra Toronto inteira: ruas, trilhas, ciclovias, parques, etc, que foi especialmente customizado para quem vai andar de bicicleta. Escolhemos um caminho e lá vamos nós.
Dia desses saímos querendo pegar uma trilha, mas esquecemos de levar o mapa... Entramos em um caminho de pedra, no meio da mata, silêncio total, que acabava em um corrégo. Então começamos a nos dar conta que há 20 minutos atrás estavamos em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade. Imaginem isso em São Paulo... Impossível!

Acho que o parque que ganha nesses termos é Toronto Island. Na verdade, como o próprio nome diz, é uma ilha. Fica há 15 minutos de balsa do centro da cidade, e como eu disse em algum post do passado, fomos lá fazer um picnic. A ilha toda nao deve ser muito maior do que o Parque do Ibirapuera, mas é incrivel como tem várias faces: Apesar de não ter comércio, exceto por alguns restaurantes, a ilha tem uma área completamente residencial, bem escondida... Casinhas pequenas, rodeada por árvores. Ficamos nos perguntando se as pessoas realmente moravam lá... Elas moram! O único meio de condução permitido lá é a bicicleta. Na parte central, algumas lanchonetes, praia (ou tentativa de), piscina pública para criançada, etc - essa parte é uma verdadeira muvuca no verão. Segundo a vizinha, um verdadeiro Ibirapuera!!!! Mas, é só andar um pouco mais para a frente, e encontramos um lugar sossegado para fazer o nosso piquenique (sim, farofada!!!). Depois do lanche, continuamos andando para a terceira parte da ilha, ainda mais tranquila: somente algumas pessoas andando a pé ou de bike. Depois de passear um bom tempo, tirar váááárias fotinhos, atravessamos a balsa e em menos de 15 minutos o cenário mudou: Estavamos de volta a correria da vida moderna!!!!

6 Comentários:

  • Sabe que uma das coisas que eu mais gosto aqui é a quantidade de "verde" que essa cidade tem.
    Também gosto dessa mudança de cenários que a cidade possibilita, de vc estar numa rua incrivelmente movimentada, cheia de luzes, grandes prédios e andar 1 quarteirão e já estar numa rua completamente residencial e silenciosa.
    Toronto é cool! Fala a verdade! :)

    Bjos

    Por Anonymous Anônimo, Às 18/8/06 18:21  

  • Que mico... brasileiro é fod... faz farofa em tudo qto é lugar!!! Tô até imaginando o meu pai comendo salgadinho (baconzitos ou cebolitos) no meio do parque... e jogando buraco na beira do lago...
    Jarinu ficou no chinelo!!!

    HAHAHAHAHAHAHA

    Por Anonymous Anônimo, Às 20/8/06 21:41  

  • O cemiterio aqui perto tem laguinho? Eu nao sabia... O maximo que andei por la foi o pequeno trajeto das aulas de corrida. :)

    Porque vc faltou a aula? Fizemos um trajeto bem maior agora e correndo por 4 minutos. Nao pareceu taaaaao dificil, mas fiquei com dor nas pernas... deve ser a velhice, he he he.

    Ve se aparece na quarta pra correr com a gente!

    Beijos,
    Lucia

    Por Blogger Lucix, Às 22/8/06 02:54  

  • Oi Fabi,
    se vc quiser ver verde, vem me visitar...:)

    Bjs,
    Ana

    Por Blogger Ana Celia, Às 27/8/06 18:34  

  • Ninguem mais vai atualizar este Blog nao?!
    Ta na hora de trazer novidades!!
    Beijos.

    Por Blogger Dani e Rafa, Às 1/9/06 12:59  

  • Nossa hein, até parece jaguariúna!! vc não anda 1km sem que encontre uma praça! tem uma pra cada 10 habitantes por aqui! eheheh
    Toma cuidado pra não se perder! leva o mapa! eheheh
    Beijos!!

    Por Anonymous Anônimo, Às 9/9/06 00:40  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial