CANADAPRESS

sexta-feira, junho 30, 2006

A Bahia que deu certo

Hoje eu tive a mais definitiva prova de que o Canada e a Bahia que deu certo (quero dizer, o povo, pq o calor daqui nem se compara ao calor baiano, ne?). Amanha e feriado aqui - Canada Day (algo como dia da Independencia). Bom, se amanha e feriado, entao segunda trabalhamos normal, nao e mesmo? NAO!!!!! Na segunda eh feriado, pq se o feriado cai no sabado, e sabado ja e dia de folgar, entao vc tem que repor a sua folga! Nao e maravilhoso isso? E o mais engracado: apesar do pessoal mudar o feriado para a segunda, amanha dizem que vc nao acha nada aberto. Nem o comercio nao vai abrir. Nem amanha, nem segunda (ta bom, alguns deles abrem).

Isso e uma coisa que eu acho que ainda nao falei para voces: como funciona o comercio aqui. Quer ir no shopping sabado a noite comprar um presente? FORGET IT! Resolveu ir no shopping para comer no domingao a noite? FORGET IT!!!!!! Quer um mercado 24hs a cada esquina? FORGET IT!!!! Tudo bem, entao que tal ir no mercado por volta das 21h, ou antes das 8h30? FORGET IT!!!!!!!! Ah, a porta da loja acabou de fechar e vc so precisa pegar a coca cola? FORGET IT!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Gente, aqui e incrivel... Os supermercados geralmente abrem das 8h30 as 21h. Alguns sao 24hrs, mas sao poucos. Aqui perto de casa tem um. (e supermercado aqui e supermercado, serve para comprar alimentos, artigos de limpeza e higiene. Nao e para comprar roupa, cd, presente, sapato, eletronico, roupa de cama, eletrodomestico. Nao. Aqui eles tem lojas que vendem isso, rs....). O shopping funciona das 10h as 21h durante a semana, e das 14 as 18 aos fds, e nem um minuto a mais. Isso inclui a praca de alimentacao. Ja teve duas ou tres vezes de nao sabermos isso, fomos no shopping e nem comer conseguimos! O q fica aberto ate mais tarde e o cinema, e ainda assim, a ultima sessao e por volta das 22h. Em compensacao, o ultimo metro passa as 2h da matina. Para quem estava acostumado a conseguir comprar qualquer coisa, a qualquer hora, isso e estranho. As vezes esquecemos disso, e passamos alguns micos ou apertos, como estar faminto e nao achar lugar para comer facilmente, pois mesmo os fast foods de rua fecham as 22h. E quando eu digo o horario e pontualmente esse horario, nem um minuto a mais (pode ate ser alguns a menos, nunca a mais).

Outro dia foi engracado: eu tava no trampo, ainda saia as 21h, e eram 20h45 quando eu peguei um caso que sabia que iria demorar para resolver, e talvez passasse uns 10 minutos do horario de sair. Nisso um chines fica tentando me dizer alguma coisa. Qdo eu desliguei (e gastei so uns 10 min), ele virou para mim e falou: qdo der 20h35 vc nao faz mais nenhuma ligacao, so atende se tocar!!!!!!!!! Imagina a minha cara ne? A verdade e que eles aqui estao certos, e foi esse um dos motivos que nos trouxe para ca. Os horarios de entrada e saida aqui sao respeitados, quando da 17h, todo mundo fecha as coisas, nao interessa se terminou ou nao, e vai embora! Claro que existem excecoes e excecoes, se nao esta fazendo nada urgente, vai embora.

Falando em ir embora, deixa eu ir embora, pq ja falei demais....

sexta-feira, junho 23, 2006

Meu mundo por uma coxinha

Gente, eu preciso contar para vcs o mico que eu paguei ontem... to com vergonha até agora...

Estava eu em uma famosa rua do bairro português, aproveitando a festa que a galera estava fazendo após o jogo. Depois de um tempo tentando fazer de conta que eu sabia sambar (não, esse não foi o pior mico), fui com o Cleber e mais um amigo brasileiro procurar alguma coisa para comer, mas como eu não conhecia nada, saimos andando pela rua, procurando...
De repente, vem um cara com uma camisa do Brasil vindo em nossa direção comendo um alguma coisa que parecia um salgado, desses que a gente compra em buteco no Brasil... quando ele passa do meu lado, eu vejo o que era o tal salgado: UMA COXINHA!!!!!!!!!!! SIM, COXINHA, DAQUELAS DE FRANGO, COM MASSA DE BATATA E CASQUINHA CROCANTE!!!!
Na sequência, quer dizer, do lado dele, passa uma mina com um saquinho daqueles marrons, cheio de oleo... não deu nem tempo de eu pensar, só me ouviram gritando: COXINHA!!!!!!! Eu virei para trás, chamei o cara em português, ele não deu muita bola, eu chamei de novo (dessa vez em inglês), e perguntei onde ele tinha conseguido aquilo!!!!!!!!!!!!
Ele apontou e disse que tinha comprado algumas portas dali... continuei andando, e não é que demos de cara com o paraíso: um buteco, com aquelas tinas de óleo, cheinha de coxinhas!!!!!!!!!! Como se só a coxinha não bastasse, tinha guaraná Antartica, empadinha, doce de leite, biscoito de polvilho, entre outras delicias... nem preciso falar que nos acabamos, né?????

A coxinha estava tudo de bom, muito melhor do que muitas que eu já comi por aí.... Mas, sem brincadeira, estou com vergonha do micão até agora!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

quinta-feira, junho 22, 2006

E ta rolando a copa!!!!!!

Bom, o clima de copa não está tão grande quanto ai, mas por aqui tb está bem legal. Não pude assistir o primeiro jogo, afinal algum brasileiro no mundo precisava trabalhar!!!! O de domingo assistimos na casa de um amigo, depois fomos para o bairro português fazer a festa, foi bem legal. Fizemos muita bagunca na rua e no metro - pensei que iamos ser presos, rs!!!!
Hoje o Brasil joga contra o Japao, e o Cleber já foi para um barzinho assistir o jogo. Eu vou mais tarde, só para aproveitar a festa - não ligo tanto para assistir.

Hoje é minha folga, agora mudaram meus horários, vou trabalhar em horário de gente (8 - 16), mas continuo trampando aos sábados... Tá indo bem, nos primeiros dois dias fiquei desesperada, queria largar tudo, pegar um avião e voltar para o Brasil... foi muito dificil mesmo. Nessas horas que vc percebe que não fala nada de inglês, mas aos poucos fui me acostumando, e agora fico toda orgulhosa qdo não preciso pedir para a pessoa soletrar devagar, rs... Continua chato pra caracolas, mas sabe como é, temos que garantir o leitinho das crianças (nesse caso temos é que garantir a TV que acabamos de comprar, yuuuuuuuuupi!!!!)

Gente, no sábado fizemos uma festa junina com um bando de brasileiros, foi muito divertido, o povo vestido a carater, fizemos brincadeiras, muito legal... até paçoca e pé de moleque contrabandeado do Brasil tinha!!!!

quarta-feira, junho 14, 2006

O primeiro emprego

Gente, eu arrumei um emprego!!!! Quer dizer, na verdade eu começo a pegar no batente mesmo amanhã, hoje e ontem eu estava em treinamento. É um trampo temporario (até o dia 23 de julho), no call center do censo da populacao. Vai ser legal pq além de fazer uma graninha a mais, vou falar o tempo todo no telefone, assim quem sabe aprendo a falar inglês, além de conhecer um monte de nativo (coisa difícil por aqui). A unica coisa ruim é que é só por um mês, e justamente no verão - julho é o mês mais quente do ano aqui. Para piorar, meu turno é de domingo a quinta, das 13h as 21... mas, hopefully, mês que vem eu troco para o turno da manhã, dai vou trampar das 8h as 16... Bem melhor!!!!

Por conta do trampo, acabei parando com a "escola de arrumar emprego". Aprendi algumas coisas legais, tava gostando, devo voltar no começo de agosto, qdo acaba meu trabalho (isso se até lá eu não tiver arrumado alguma coisa fixa - vamos torcer para que isso aconteca).
Outra novidade bem legal é que eu e o Cleber compramos duas bicicletas. Toronto é uma cidade superplana, e o governo incentiva demais o uso de bicicletas, tanto que no transito, a bicicleta é considerada um veículo e não só pode como deve usar uma faixa da rua, como um carro normal. O mais legal é que aqui os motoristas respeitam!!! Voce tambem pode entrar com a bike no metro ou no onibus...