CANADAPRESS

segunda-feira, abril 02, 2007

Survival or not survival?

Hoje resolvi por meu bloglines em ordem, e passar pela blogosfera para saber o que está rolando... E quem sabe achar assunto para um post, já que isso é produto em falta por aqui. Se tiverem idéias de posts, de coisas que querem saber, falem que eu escuto e escrevo, rs. Mas, eu preciso de idéias, rs... Mas, graças as futuras imigrantes Ju e Jeanne (que falaram bem de leve sobre esse assunto), eu resolvi fazer esse post para falar sobre "survival jobs".

Antes de vir para cá, todas as opções possíveis e imagináveis passaram pela minha cabeça. Tentei descobrir sobre survivals, pensei em aprender a fazer unha, cabelo, faxina, whatever... Acabou que eu enrolei e não aprendi nada de novo no Brasil que eu pudesse fazer de bico aqui enquanto não arranjava um trabalho, ou quem sabe mudar de carreira, embora não me visse fazendo nada disso. Hoje, olhando para trás, vejo que foi o melhor que eu fiz. Claro que conhecimento nunca é desperdiçado, mas teria investido um tempo e dinheiro desnecessários.

Claro que algumas áreas são mais difíceis do que as outras, mas uma coisa que eu comecei a pensar enquanto escrevia isso era: o que é survival para você? Na minha cabeça, survival era trabalho braçal, linha de produção, qualquer coisa que não precisasse de qualificação. Hoje minha mentalidade mudou um pouco, e se for pensar bem, um dos meus trabalhos é survival. Mas, é um survival que está me dando contatos e experiência. Mas, em termos de salário é como se eu fosse uma estagiária. Ou uma camareira de hotel. Qual desse me dá mais chances para o futuro?

Acho que o grande lance para dar certo nesse sentido é fazer sua lição de casa: pesquise como anda o mercado de trabalho para a sua área e o que pode fazer como opção - não saia totalmente do que você quer fazer. Prepare-se para ficar uns 6 meses investindo em você. Vá fazer os cursos do governo, se inscreva em um coop assim que chegar, faça voluntário, ganhe a tal canadian experience. Se precisar mesmo de ganhar uns trocos, vá tentar lojas de shopping, telemarketing - são empregos mais fáceis de arrumar part time, e que você pode treinar o seu inglês e se for cara de pau, arrumar alguns contatos. Afinal, "somos brasileiros e não desistimos nunca"

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial