CANADAPRESS

terça-feira, janeiro 23, 2007

Caça ao tesouro (ou melhor, ao trabalho) II

Como prometido, vou fazer um resumo da minha saga em busca do primeiro emprego aqui no Canadá. Desde que cheguei aqui pensei em fazer um co-op, tinha escutado bons resultados sobre esse tipo de programa, porém só conhecia um, que além de afastado (Mississauga), tinha espera de três meses. Então resolvi ir para um dos programas que ajudam a na procura de emprego (eu chamo de “escolas de arrumar emprego”) e optei pelo Now Program, por achar o mais completo e com a maior carga horária (mais tempo falando inglês). Tive que parar o programa no meio, pois arrumei um “bico” trabalhando no Censo do Canadá – fiquei lá por 1 mês e meio, e achei que essa experiência me daria a tal “experiência canadense”. Me enganei... além de pouco tempo, não era na minha área.

Mesmo tendo feito apenas uma semana de Now, já tinha o meu currículo pronto e sempre que tinha um tempo, mandava para as vagas anunciadas no Workopolis e Monster. Depois que meu contrato no Censo acabou (começo de agosto) eu voltei para terminar o Now, e continuei mandando currículos, mas sem muito retorno. Acho que o principal obstáculo é que eu tenho concorrência direta com os nativos (sou especialista em marketing e comunicação), que dominam o inglês e conhecem bem o mercado (que diga-se de passagem é muuuito diferente do brasileiro).

No final de agosto fiquei sabendo de um coop em Toronto, e meio contrariada (não sabia a qualidade da escola), fui lá fazer. O curso durou aproximadamente 4 semanas - infelizmente não acrescentou nada do que eu já tinha aprendido no Now, o conteúdo das aulas foi muito fraco - mas me deu a possibilidade de escolher entre 4 diferentes empresas que me ofereceram o estágio. Duas delas eu descartei logo de cara, pois não tinham a ver com o que eu queria, e acabei optando pela Sony. Depois de uma semana e meia, percebi que não tinha sido a melhor opção, então optei por mudar, e vim para a IIDEX, uma feira de design e construção. Meu contrato de estágio termina na semana que vem, e então eu começo como “contractor”(um dos tipos de contrato que existem por aqui – algo como autônomo no Brasil), trabalhando duas vezes por semana aqui. Ainda não é o que eu queria, mas acho que a experiência vale a pena... é como diz o ditado: melhor um na mão do que dois voando!!!!

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial