CANADAPRESS

segunda-feira, novembro 13, 2006

It's up to you - Elections 2006

Hoje foi dia de eleições municipais aqui no Canadá. E, apesar de eu não poder votar (só imigrantes que já tem cidadania tem esse direito) eu pude participar bem de perto, trabalhando na votação. Muito ao contrário do Brasil, o trabalho nas eleições aqui é voluntário e remunerado (claro, ou acharam que ia perder minha folga a troco de nada???? rs). O voto também é opcional. Por isso o tema da campanha era It's up to you (Você é quem sabe). Tínhamos uma lista com aproximadamente 700 pessoas que deveriam ter ido votar, mas somente 438 compareceram - a maioria idosos. Se considerar que, isso é aproximadamente 60% do total, e ninguém TINHA QUE IR, é um bom número.

As diferenças não param por aí. O sistema ainda é um pouco arcaico comparado com a nossa urna eletrônica. O eleitor recebe uma folha A4 com o nome de todos os candidatos - só de prefeito tinham mais de 20! - e tem que marcar o voto como aquelas provas de vestibular para serem escaneadas. Eles estavam votando para prefeito, councillor (um tipo de vereador) e para conselheiro escolar. Feito isso, levavam para mim, que colocava as cédulas no scanner. No final do dia, já tínhamos todos os votos apurados, e eu só tive que ligar para uma central passando os números da eleição. Uma outra coisa que não achei legal é que eles não fizeram nenhuma campanha para ensinar a fazer a marca corretamente, e nisso o povo perdia um tempão até entender o que tinham que fazer (se a marca não fosse feita corretamente, o scanner recusava - se votassem em mais de um candidato, também).

No caminho estava imaginando a sujeira que estaria, e foi quando eu lembrei a diferença. Não tinha sujeira nenhuma. A propaganda aqui é só feita por meio de placas, que mais parecem placas de imóveis para alugar. Não rola boca de urna, e os eleitores não podem nem entrar com o "santinho" na sala. Apesar disso, os candidatos podem ter fiscalizadores dentro de cada sessão, para acompanhar o andamento e o fechamento da votação.

Bom, para finalizar, a piada do dia: sabe como eu vou receber o pagamento? Através de um cheque enviado pelo correio. Diz a lenda que deve chegar antes do Natal. Assim espero!!!!!!!!!

11 Comentários:

  • Cheque pelo correio...parece o Brasil...hahaha...muito legal o post!!! Abraços!

    Por Blogger Erasmo, Às 14/11/06 05:25  

  • Nossa, eu nem sabia que era dia de eleicoes... ha ha ha

    Eu ja trabalhei como suporte tecnico da urna eletronica no Brasil, mas so ganhei o "muito obrigado". Ja vi que trabalhar em eleicoes aqui eh muito melhor. :)

    Por Anonymous Anônimo, Às 14/11/06 08:45  

  • O pior (ou melhor) é que o cheque chega mesmo!! Passei por algo parecido aí, mas eu nem sabia que tinha direito àquele dinheiro, mas foi mto bem vindo claro!!
    ;) Abraços...

    Por Anonymous Anônimo, Às 14/11/06 11:29  

  • Ainda to pra me acostumar com esses cheques pelo correio, viu?!
    Devia ter me cadastrado pra participar tb!!

    Bjos

    Por Anonymous Anônimo, Às 14/11/06 19:37  

  • Menina que legal esta experiência!!! Se eu soubesse teria me cadastrado também. Muito interessante!
    bjs

    Por Anonymous Anônimo, Às 14/11/06 23:29  

  • Muito legal seu post! Pelo menos por aí vc ganha alguma coisa para trabalhar, né?

    Só queria comentar que vc disse que o sistema é mais arcaico que no Brasil, mas vc já pensou que se a urna eletrônica fosse assim essa maravilha que todos dizem, os EUA e o Canadá pelo menos já teriam adotado esse sistema? Tenho essa pulga atrás da orelha... acho que é sistema muito fácil de ser fraudado e em se tratando de Brasil, não duvido nada!

    Beijos
    Fe

    Por Anonymous Anônimo, Às 15/11/06 19:17  

  • Oi Fabi,
    quem sabe ano que vem ja podemos votar...:)

    Eu tbem trabalhei no feriado... mas pq eu ganhei mais um dia nas minhas ferias...:)

    Bjs,
    Ana

    Por Blogger Ana Celia, Às 16/11/06 07:51  

  • Cheque pelo correio é uma das coisas boas daqui... Os nossos sempre chegaram em 2 meses sem falhar!!! É tão bom quando chega!!! :)

    Por Anonymous Anônimo, Às 16/11/06 07:58  

  • Oiê!

    Tem uma missão pro cê lá no meu brog!
    Ahhhh, fica feliz, vai?! :)

    Vai lá logo pq vc tem que cumprir até semana que vem!!

    Bjos

    Por Anonymous Anônimo, Às 16/11/06 11:23  

  • Fabi's, vc precisa ver os cheques que recebemos no banco! E eles não são só do Canadá, muitas vezes vem de outros países também! Beijos, Carol

    Por Blogger Carol e Fernando, Às 17/11/06 21:59  

  • Oi Fabi! Olha só, tava lendo aquele seu post sobre a revista infantil, e o Alexandre aqui ficou empolgadissimo. Ele é designer grafico, então faz várias coisas q podem ser uteis pra vcs: ilustra, trata imagens de foto, diagrama, etc.
    De repente é uma boa, né?! Como podemos fazer pra começar a ajudar? Manda um e-mail pra gente explicando, please. (maynus2@yahoo.com.br)
    Bjinho, Manu

    Por Anonymous Anônimo, Às 19/11/06 11:36  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial