CANADAPRESS

segunda-feira, setembro 18, 2006

Family Doctor

Hoje fomos conhecer o sistema de saúde do Canadá, especificamente o de Ontario (cada província tem um sistema de saúde próprio). O primeiro passo foi entrar no site de busca dos médicos e procurar algum médico de sua preferência, ou recomendado. Nós tinhamos duas recomendações, mas nenhum deles estava aceitando novos pacientes, então procuramos um por conta própria. Levei em consideração a localização (próximo do metrô, apesar de não ser perto de casa), o tempo de formação da médica e onde ela se formou. Pode não parecer muito, mas era o que tinhamos, rs... Confesso que estava com muito receio, de tanta coisa que já tinha escutado.
Fomos atendidos no horário marcado. Mas a médica foi hiper atenciosa. Logo que chegamos ela já notou a alergia do Cleber e comentou. Perguntou se eu já tive algum problema de saude, que medicamentos eu tomava, se eu tinha receita suficiente para 3 meses, etc, etc. Depois tirou a minha pressão, e disse que me pediria todos os exames de sangue para ter meu histórico. Com o Cleber a mesma coisa, quis saber sobre o histórico dele de asma, pediu exames, etc. Descemos do consultório direto para o laboratório (fomos em um "medical centre") e já fizemos os exames. Temos que voltar daqui a 2 meses para pegar as novas receitas (de remédios canadenses equivalentes ao que usamos) e fazer mais alguns exames físicos. Como muitos ja comentaram, nao precisamos nos preocupar com os exames, eles vao direto para a medica, e se tiver algum problema, ela nos liga. Eu ja estava meio acostumada com isso - mandava os exames direto para minha medica, e se tivesse algo diferente ela me avisava. A unica coisa "ruim" foi que o Cleber pediu para ir a um alergista e ela disse que ainda nao era a hora, mas que se fosse necessario, iria recomenda-lo.
Isso foi o que aconteceu efetivamente. Agora vamos as comparacoes: simplesmente nao da para comparar por um simples motivo: eu nao paguei um centavo a mais dos meus impostos por isso - alias, nem os impostos aqui eu nao paguei ainda. O consultorio nao e chique, nao e arrumado, mas e limpo. O laboratorio nao tem cafezinho na saida, nem piso de marmore, mas segue todos os padroes de higiene. No final, acho que o mais importante e nao esquecer que aqui o nosso sistema de saude e publico, nao da para comparar com o privado no Brasil.
Outra coisa que achei muito legal: fomos comprar os medicamentos que ela passou, e a farmaceutica fez um cadastro e pediu que aguardassemos 15 minutos. Quando pegamos o medicamento, cada um deles tinha uma folha com uma bula resumida, e uma etiqueta no vidro com o nome e modo de usar. Achei que isso facilita bastante, porque varias vezes jogo a caixa, bula, tudo fora, e depois de um tempo eu nao sei mais para que serve nem como usar o remedio......

3 Comentários:

  • É isso aí Fabi, aproveite as regalias do sistema de saúde canadense... Com certeza vc nem pensou nas filas intermináveis, e atendimento de 5 minutos do INSS.
    Beijão, Meire.

    Por Anonymous Anônimo, Às 20/9/06 13:37  

  • Acredita que eu nao tenho medico de familia ainda? ha pouco tempo atras comecei a procurar, mas fiquei so enrolando e nao entrei em contato com nenhum, he he he.

    Vai correr com a gente hoje? Eu nao sei se vou aguentar o tranco, mas vou tentar.

    Por Anonymous Anônimo, Às 20/9/06 15:53  

  • Só consegui postar o comentário depois de 3 tentativas (não estava funcionando o link).

    Mesmo gostando do atendimento no final vcs ficaram com o médico de família sem indicação?!

    Beijos!

    Por Blogger Dani e Rafa, Às 20/9/06 21:29  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial