CANADAPRESS

domingo, setembro 10, 2006

Toronto Film Festival

Desde o dia 07 de Setembro está rolando o Toronto Film Festival. Mais de 300 filmes estarão passando até o dia 16, quando o Festival acaba. Hoje fui conferir Antonia - o filme, que entre todos, é o unico brasileiro. Conta a história de 4 garotas que moram na Vila Brasilândia (SP) e querem ser cantoras professionais. O filme vai da tentativa delas de começarem a cantar em algum lugar, até conseguirem um lugar ao sol e mostra as dificuldades que elas enfrentam durante essa batalha. Não acredito que o filme vá para as telonas no Brasil – sinceramente os atores deixaram muito a desejar. A diretora (Tata Amaral), que estava lá, disse que o filme está virando série.
Logo que fiquei sabendo que esse filme estava no Festival fiquei com o pé atrás de que esse filme seria mais um daqueles que mostram toda a bagunça e a violência que temos presente no dia a dia brasileiro. Apesar de não ser um filme tão violento como “Cidade de Deus”, mostra um pouco da dificuldade da vida no suburbio paulistano. O objetivo do filme era contar a história de quatro amigas negras, que moram na favela, que tinham como sonho serem cantoras – e é isso que ele mostra. Infelizmente, mostra o lado "negro" do Brasil, e algumas pessoas, como eu temia, viram esse filme só com essa visão. As perguntas no fim do filme abordaram o preconceito, medo, enfim, foram pelas imagens que elas tem do Brasil: uma país marginalizado, que sofre com a pobreza e a violência - e eu acho que a diretora não estava preparada para responder a essas perguntas, o que piorou ainda mais a situação. Estava com uma amiga canadense, e ela achou isso engraçado porque nos outros filmes que ela assistiu, as pessoas fizeram perguntas sobre o backstage. Não adianta negar, o Brasil não tem boa imagem aqui fora, e esse tipo de filme só reforça isso.
O cinema brasileiro tem crescido e conquistado um espaço importante no circuito internacional. Acho que os cineastas podiam usar essa força que estão conquistando e mostrar as coisas boas. Temos coisas muito melhores para mostrar, como por exemplo Casa de Areia, que passou no Festival do ano passado, e parece que em breve estréia comercialmente por aqui.
Apesar de tudo isso, foi bem emocionante assistir um filme brasileiro sendo prestigiado - a sala estava lotada, todos aplaudiram em pé - em terras canadenses.

7 Comentários:

  • Oi Fabi,
    nao sou muito fa de cinema nacional...:( mas, e' sempre bom saber que o Brasil ainda marca presenca nesse aspecto.:)

    Bjs,

    Por Blogger Ana Celia, Às 11/9/06 20:24  

  • Eu tambem queria ver um filme brasileiro que falasse de algum outro assunto que nao os de sempre...

    Por Anonymous Anônimo, Às 11/9/06 21:17  

  • Mas por outro lado, se nao eh violencia eh baixaria ehehhehe... to brincando, apesar de bobo gostei do Bossa Nova, mostra um outro lado...
    Quando a Casa de Areia, vi em cartaz esse filme lah em Philadelphia... fiquei toda orgulhosa, me avise se comecar a passar em TO, quero ver.
    bjs

    Por Blogger Mirella Matthiesen (mikix), Às 11/9/06 22:22  

  • Fabi,
    Realmente não é nada agradável assistir a filmes que retratam somente o lado negativo do nosso pais. Me lembro de alguns canadenses que conheci, e eles achavam que Brasil era só biquine, samba, índio e violência. É triste, quando se vê cineastas perdendo a oportunidade de falar bem do Brasil...
    Beijão, Meire.

    Por Anonymous Anônimo, Às 12/9/06 07:52  

  • Oi Fabi,
    Fico muito feliz de saber um pouco mais de vocês por aí. Estou com saudade. E o trampo como está.
    beijão

    Por Anonymous Anônimo, Às 12/9/06 17:54  

  • Oie, eu sinceramente não acho tão ruim o fato deles mostrarem essa realidade do Brasil... Claro que o Brasil não é só isso, mas essa realidade é a realidade da maioria dos brasileiros, infelizmente... Bjos

    Por Anonymous Anônimo, Às 12/9/06 21:25  

  • Fabi,
    Como eu sou MUUUUUUUUUUito legal, deixei uma missão no meu blog para vc... ehehehhe
    bjs

    Por Blogger Mirella Matthiesen (mikix), Às 13/9/06 18:47  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial