CANADAPRESS

terça-feira, janeiro 02, 2007

Depende de nós.....

Numa festa qualquer de Reveillón, em algum lugar do planeta:

- Vem 2007!!!!!! 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1 FELIZ ANO NOVO!!!!!!! Eeeeeeeeeeee!!!!!!! Feliz Ano Novo!!!! Que 2007 seja cheio de alegrias......

**

Acordo no outro dia sem muita disposição. O rádio insiste em informar a hora certa a cada minuto, junto com a temperatura. No meio disso tudo, algumas músicas. Levanto - já não há mais jeito - penso, ainda sem muita certeza.

Vou até a geladeira e pego um suco qualquer. Ele chega e dá aquele classico tapinha no meu ombro.

- Então é você, já por aqui? Nem percebi que tinha chegado!
- Pois é. Você não é o único. É engraçado: fazem tanta festa na minha chegada, e depois simplesmente tudo volta ao normal.
- Escuta, você não vai dar um jeito nessa barbárie que anda acontecendo por aí? - Eu falo, num misto de indignação e impaciência - As guerras, as desigualdades, isso tem que acabar.
- Ei cara, se liga! Por que você quer jogar essa responsabilidade pra mim?
- Ah, porque é pra isso que serve o ano novo. Para prometermos realizar nesse ano o que prometemos no ano retrasado e pra responsabilizarmos "eles" por tudo aquilo que "nós" não gostamos.
- Sim, claro, entendo. Então eu, que sou apenas uma medida de tempo, tenho que cuidar de tudo o que voce não gosta?
- Não, não sou eu, somos todos "nós". E tem mais....
- Espera, espera. "Nós" quem, cara pálida? Quem não gosta disso tudo? Você quer dizer que "vocês" não gostam do que anda acontecendo por aí, mas mesmo "vocês" não gostando, continua acontecendo?
- É, isso mesmo - respondo, já um tanto quanto confuso.
- Então "vocês" não gostam, não querem toda essa injustiça, mas "vocês" continuam proporcionando as guerras, a fome, a desigualdade.
- Espera aí cara! Eu não sou culpado disso. Eu não faço parte da violência - não roubo, não mato, nem estou em guerra. E muito menos tiro a comida da boca de alguém, antes que você insinue isso.
- Sim, claro. Mas o que você tem feito por quem está a sua volta?
- Como assim?
- Você quer que eu acabe com tudo isso. Claro, é mais fácil torcer para que no ano novo tudo seja melhor, mais bonito, mais legal. Mas você já pensou em agir para que tudo seja melhor no ano novo?
- Eh, bem... eu faço. É que, você sabe né, tenho que correr atrás do que é meu, coisa e tal....
- Coisa e tal, e o ano novo que corra atrás do resto! É isso que voce quer dizer né? Você já pensou que uma boa maneira de mudar o mundo a sua volta é mudar a si mesmo?
- Eu, mudar? Ah.... mas isso dá trabalho!! Além disso, eu nem preciso.....
- Ninguém disse que mudanças são fáceis. O problema é que você não quer ou não consegue mudar a si mesmo, e quer que as coisas ao seu redor mudem.
- Mas de que adianta eu mudar? Não faço nada de errado, não me culpe!!!
- Nao vou entrar na discussão se voce faz algo de errado. Mas que é no minímo estranho que você trate as mudancas na geopolítica mundial algo tão simples de se resolver enquanto você não consegue mudar a si mesmo, isso é!
- Cara, você ainda está por aqui? Some logo da minha frente.
- Ixi cara, ainda vai demorar. Só no próximo Reveillón.
- Não vejo a hora. Vou soltar fogos de alegria!!!
- Tenho certeza disso. Só não esqueça que eu vou, mas a vida continua, e....
- Vai embora logo!!! Que saco!!
- Já falei. Só no próximo Reveillón.
- Ai que saco.... quem foi que te chamou aqui mesmo, hein?

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial