CANADAPRESS

segunda-feira, dezembro 25, 2006

Então é Natal!!!!

Durante 27 anos eu tive uma rotina natalina. Todos os anos, desde criança, ía com meus pais e meu irmão para a casa dos meus avós. Nos primeiros anos, ia na casa dos dois avós (maternos e paternos), e depois de um tempo passamos a dividir os dias entre eles: ceia em no meus avós paternos e almoço na casa da minha avó materna - claro que sempre passando para um olá em cada um deles antes (ou depois) de ir para a casa do outro. Nunca tive um Natal diferente deste.

Era uma rotina esperada ansiosamente todos os anos, quando sabia que iria encontrar todos os meus primos - como minha família é enorme, esse era o dia do ano que eu tinha certeza que iria encontrar todos - fazer muita bagunça, comer muita comida gostosa. Antes de ficar grandinha, a rotina se repetia no Ano Novo também - mas fomos crescendo e o Ano Novo já não tinha a mesma graça, era cada um para um canto. Mas Natal, Natal não, esse era sagrado. Não lembro de ninguém ter faltado nenhum ano. Sabia que quando o relógio batesse meia noite, iríamos todos nos abraçar, ver os fogos, brindar e seria aquele chororo, como todos os anos. Mas, depois desses anos todos, por uma escolha minha, não tive a minha rotina de Natal. Foi estranho ligar na casa dos meu avô e falar só com algumas pessoas, imaginar a cena e não estar ali. Podem me perguntar, eu sei exatamente tudo o que aconteceu ontem na casa do meu avô, e sei o que está acontecendo agora na casa da minha avó - apesar de milhas e milhas distante.

Apesar da saudade que ficou, da nostalgia, tive um Natal muito gostoso, com uma ceia deliciosa dividida com amigos que estão na mesma situação que nós, vivendo o desafio de um país diferente, longe da família e dos amigos. O único motivo de tristeza na noite era a falta da neve, que apesar de ter dado as caras no começo do mês, desapareceu por completo.

1 Comentários:

  • Olá Fabi e Cleber,

    Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Que o ano de 2007 as conquistas sejam cada vez maiores!
    Nós estamos aguardando a melhor data para ir.
    Iremos em junho para Montreal já como residentes permanentes.

    Boa sorte,

    Leo e Aline

    Por Anonymous Anônimo, Às 25/12/06 18:45  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial