CANADAPRESS

quinta-feira, julho 27, 2006

Muro das lamentacoes

Sempre escrevo para voces coisas boas, coisas legais que tem acontecido por aqui, nao e mesmo? Hoje nao vai ser tao assim… Vou falar das dificuldades de morar em outro pais…
A primeira delas e a lingua… Por mais que voce tenha aprendido ingles, ainda tem um longo caminho para voce realmente falar ingles, e entender o que as pessoas te falam. No ingles, como no portugues, as pessoas “comem” as letras, falam rapido, encurtam as frases, e ai, ja viu… La vai voce perguntar: UOT??????????? Isso dificulda ainda mais a segunda dificuldade: arrumar um emprego.
Quando decidi vir para ca, vim disposta a voltar alguns degraus da carreira, se fosse necessario. Ate voltar muuuitos se preciso for. E continuo disposta a isso. Quando cheguei aqui o primeiro passo foi ir atras de uma organizacao que me ajudasse a preparar meu curriculo e me desse uma visao do mercado canadense, mas no meio do caminho eu comecei a trabalhar. Ainda assim, tive a nocao geral do que eu precisava. Ou pelo menos achava que tinha. Na semana passada, meu contrato acabou e eu decidi fazer mais um curso, com a esperanca de conseguir mais algumas oportunidades. Acabou que o curso nao e nada do que eu tava pensando e nao esta me ajudando em nada (ainda bem que acaba logo, ou eu vou acabar com ele).
Enquanto voce esta fazendo os cursos, tudo e lindo, o mercado esta cheio de vagas na sua area, etc, etc... Dai voce faz aquele curriculo contando todos os seus maravilhosos feitos, com uma carta de apresentacao recheada de qualidades, e nao recebe nenhum retorno. Ate que voce comeca a achar que o problema e com voce, e comeca a desanimar. So que o ninguem te contou e que o mercado e um pouquinho diferente do que dizem por ai... como temos muita experiencia no Brasil, mas nao temos a experiencia canadense, acabamos ficando super qualificados para alguns cargos e super desqualificados para outros. A solucao? Muita paciencia e discernimento para fazer um curriculo especialmente para cada vaga, adaptando as experiencias que voce tem, como o que eles pedem, preparar uma carta de apresentacao contando todas as suas hiper mega qualidades (que estao descritas na vaga, ainda que voce nao as tenha) e muita cara de pau para ficar ligando e fazendo follow up. E ainda dizem que desempregado nao trabalha!!!!!!!!!!!
A terceira coisa ruim que eu tinha planejado falar nesse post era sobre saudade, mas ja falei demais, e isso da assunto para um post inteiro…

3 Comentários:

  • Que curso eh esse que voce esta fazendo Fabi? Tem uns que eu ja ouvi dizer que sao chatinhos mesmo, mas tem outros que sao curtos, bem praticos e uteis.

    Na minha "experiencia", aprendi que curriculo eh um negocio que a gente nao para de alterar ate conseguir o emprego. E eh a parte mais sacal. :(

    Beijinhos!

    Por Blogger Lucix, Às 31/7/06 10:07  

  • Olá Fabiana e Cléber...já estava estranhando a falta de posts no e-migrante...não sabia deste novo blog...rs. Como vão as coisas? Claro que tudo ótimo! Um forte abraço e muita prosperidade a vocês!

    P.S. Já estamos com nosso CSQ e aguardando os exames...torçam por nós!

    Por Blogger Erasmo, Às 31/7/06 10:16  

  • Oi Fabi,
    E assim mesmo, voce precisa conversar com o Eduardo para saber quantos resumes diferentes ele teve que fazer ate finalmente arrumar um emprego...
    Nao desanima, nao! Daqui a pouco aparece alguma coisa, tenho certeza.
    Beijos, Laila.

    Por Blogger Laila, Às 5/8/06 22:33  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial